quarta-feira, 16 de março de 2011

Dança


Já faz muito tempo que eu alimento um sonho que a muito eu tenho adiado, e esse sonho se chama DANÇA.
Andei pesquisando algumas oficinas que ofereçam cursos gratuitos mais não tenho tido muito sucesso, mais como sou brasileira não desistirei nunca, ou esperarei até poder pagar uma D= . E em meio as minhas pesquisas encontrei vários estilos de dança para quem está interessado em aprender um estilo em particular e começar a por tempero em sua vida.
Eu particularmente preciso de algo pra esfriar a cabeça, e nada melhor do que sacudir o esqueleto sozinho ou acompanhado, e como um piscólogo amigo meu diz: "Faça algum curso para ocupar sua mente, você vai acabar se sentindo muito melhor", e ele tem razão.
Lógico que existem outros tipos de curso como teatro, artes plásticas, literatura, pintura, entre outros... o importante é se divertir e aprender, quem não gostaria de dizer aos amigos que você aprendeu uma coisa diferente?
Pois bem, aí vão os tais estilos prometidos, escolha um que lhe agrade e se jogue!


Samba de Gafieira:

Muito forte na parte instrumental, o samba de gafieira originou-se no Rio de Janeiro. Permite dançar de casal em diversos tipos de músicas (pagode, mpb, choro, bossa-nova, entre outros). Um estilo de dança muito admirado pela beleza de ganchos de perna da dama e do cavalheiro.

Samba-Rock:

Ritmo brasileiro que já foi conhecido como sambalaço ou samba jovem na época da Jovem Guarda. É uma mistura de passos de rock anos 60 com samba. Diferente da gafieira, o samba-rock utiliza muitos entrelaçamentos de braços, produzindo efeitos de belos giros entre o casal. No estilo musical Jorge Ben Jor e Seu Jorge são muito utilizados.

Salsa:

Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor". A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o son montuno, o mambo e a rumba cubanos, com a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa nasceu em Cuba, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve até influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança pode ser caracterizada por diversos tempos musicais. Enfim é uma dança muito completa.

Forró:

É um dos ritmos mais dançados por todas as faixas etárias.
O ritmo veio para São Paulo nos anos 60, trazido por Dominguinhos e Luiz Gonzaga
O modo de dança no Forró Universitário é o dois-dois, e os passos principais são: a "Dobradiça" (abertura lateral como uma porta), a "Caminhada" (que ao invés de ir para os lados, caminha pra a frente ou para trás), o giro simples, o giro do cavalheiro.

Zouk:

O ritmo zouk é um estilo de música caribenha, que está presente em vários ritmos brasileiros. Este estilo tem forte presença em países que passaram pela colonização francesa como a Martinica e Guadalupe, ele é cantado, normalmente, em creòle, uma mistura da lingua francesa com línguas africanas.
Zouk - que significa festa - é uma dança praticada no Caribe. Este ritmo é dançado no contra-tempo, ou seja, utilizando três marcações e pausa uma.
Essa dança é dançada não somente ao som do Zouk, mas ao som de diversos outros estilos musicais, como kizombas, músicas pop e, mais recentemente, hip hop e reggaeton.

Bolero:

O bolero tem a sua mais remota origem na Espanha no final do século XVIII, derivado do fandango. Trata-se de um ritmo lento, sendo dançado tanto em solo como em par, com uma música cantada e acompanhada por castanholas e violões.
O bolero cubano surge com Tristeza, composto em 1883 por José Sanchez, sendo posteriormente adoptado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina.
É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. Os passos são básicos: variação frontal, passos caminhados e giros com deslizes.

Valsa:

A Valsa é uma dança com origem em danças camponesas tradicionais austríacas. Originalmente dançada como uma das figuras da contradança, com braços entrelaçados ao nível da cintura.
A palavra tem origem no alemão Walzen, que significa girar ou deslizar. É uma dança de compasso ternário (3/4) com acento no primeiro tempo e um padrão básico de passos-passo-espera, resultando em um deslizar vivamente pelo salão.

Tango:

O tango é um estilo musical e uma dança proveniente do Cone Sul da América do Sul. Em meados do século XIX, o tango nasceu de uma mistura de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires, mas não se limitou às zonas baixas, estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.
É uma dança elegante e criativa que permite encenar histórias envolventes entre o casal. Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo o Mundo.

Rock Soltinho:


O soltinho é a “versão brasileira” do Rock’n’roll. Sua origem é a base do Bep Bop, que é uma das variações existentes do Rock. Só se dança soltinho no Brasil. Ele é dançado ao som de músicas bem marcadas, um pouco mais lentas do que o Rock. Costuma-se utilizar música pop nacional e rock anos 60.



8 comentários:

  1. Eu queria aprender Samba Rock, :O ainda vou aprender! hehehe


    Curti o seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá adorei teu blog, estou seguindo.
    Segue o meu também por favor:
    http://maniasdadiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog, bem legal!!

    estou seguindo, segui o meu tb...

    http://azizefashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Queria tanto aprender Tango, Valsa e outros... Só daqui alguns anos mesmo!

    Ótimo blog está de parabéns =D

    Contos e Lendas

    Um lugar onde os contos e lendas que forjaram o mundo ecoam por toda a eternidade.

    http://contos-e-lendas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Dança é tudo!
    É uma atividade fisica completa,e uma terapia pra mente e alma!
    Sou Professora e Bailarina de Dança do Ventre,e se fico sem dançar...nossa,nem parece que sou eu!
    Depois dá uma olhada no meu blog,tem a página de Estudos,direcionado para quem não pode fazer aula presencial.
    Grande beijo,sucesso :)

    www.dancaharah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ahhh amei ...vamo sambar..adoroooo

    to te seguindo, me segue tbm...xero

    euniceelainemarinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. nunca dancei na minha vida +p auhduashdas




    IREI FAZER UM SORTEIO QUEM QUISER PARTICIPAR OLHA LA NO BLOG VLW

    http://xhdgamersx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi jaqueline aceita parceria
    meu blog é http://www.gladsoncosta.blogspot.com
    meu email é nike_ogaroto@hotmail.com
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir